Artigo: Cavalos
Cavalos são animais admiráveis, que são simbolo de força e potência, mas existe algo oculto no conhecimento dos cavalos. Cavalo é servo, um animal que serve. Um animal notório e admirável pela sua força, e que possui simbologia na religião pelo "montar".
Mas existe uma simbologia espiritual dada ao cavalo, quando se diz que uma pessoa é "cavalo do cão" significa dizer que ela é usada como poder ou potestade pra ser montada por alguma força ou energia maligna.
Montar um cavalo é apoio de base sólida e confiança, se um cavalo está montado, há serviço e, em outro âmbito, há um patrão e gerenciador, administrando.
Só montar, é a mesma coisa, um processo de confiança, por exemplo, se a pessoa escreve um livro de Culinária, "A receita completa", outra pessoa monta dedicando todos os dias 1h à fazer pães, bolos e salgados de padaria.
Há um processo espiritual em montar, que significa dizer que montar é uma base de consolidação espiritual e muitas vezes financeira, tanto para o cavalo, quanto para o cavaleiro. Por exemplo, aquela pessoa que faz produtos de padaria, firma-se na bíblia, em Jesus, como pão da vida, e fortalece a marca "culinária tipicamente local", vindo a influenciar um pequeno sistema, e porque não dizer, uma pequena economia.
Desta forma, existem também cavalos bons, como o cavalo de fogo, que são seres espirituais que se assemelham aos anjos, mas são mitológicos de teologia tradicionalmente pentecostal.