A mente humana
Na mente humana, há a consciência, a memória, o juízo e o pensamento. A consciência é o entendimento rápido e cônscio, segundo os padrões éticos e morais. A memória é a capacidade de lembrar de fatos anteriores e armazená-los consequentemente. O juízo é a autoconsciência de arbitramento entre o certo e o errado. O pensamento é o inevitável, imerso no psicológico externo.
Bíblicamente, há um tribunal no céu, cada um tem um juízo, por mínimo que seja, que presta sua defesa ou acusação, pois cada um testemunha de si, e serão apresentados seus pensamentos diante do grande trono branco, em linhas gerais e psicologicamente à Bíblia, onde Deus é o supremo juiz e advogado. Com a consciência firmaremos nossa realidade no grande dia, e com a memória, serão apresentados os fatos do nosso juízo próprio.
Há um trono no céu, o trono do supremo Deus Altíssimo, o Deus único. Ele reina soberanamente e julga todas as causas, mesmo as que são impossíveis. No que diz respeito ao julgamento das nações, haverá dois julgamento, o do Tribunal de Cristo para os justos, e o do Juízo Final para muitas pessoas podendo neste haver salvação. O Tribunal de Cristo é julgamento para recompensas.
O fato do apresentado no grande trono branco é ilustração psicológica, para entendimento da dinâmica da mente humana. Esteja bem consigo, com Deus e com o próximo e faça seu autojulgamento.