Como produzir realidades?
Alguns dizem que esta é uma resposta díficil, muitos apontam o parto, o comer, a sistemática da máquina fotográfica, dentre outras opções, eu apresento meu objeto de estudo chamado de PB-TP-TS.
Uma idéia simples, a mente, Deus conclusicamente está na mente quer o homem tenha um contato com ele ou não. Se o homem tem um contato, ele é o controle do objeto de estudo, se não, ele está exposto ao controle do objeto, por mais que pense que tenha o domínio.
A realidade é condicionada também pela vivência, e a vivência determina a rotina, ou a não-rotina, com algum costumeirismo, com certeza, isso é determinante.
O ambiente também é determinante, ele é o condicionamento de lugar e quadrante que recebe a realidade, é como funciona na máquina fotográfica com o quarto escuro.
A linguagem é determinante, com o processo de linguagem, há o processo de comunicação, e através da palavra, desenvolvemos a realidade, nesse papel resalto o poder do Nome, e do Verbo, na visão espiritual da Bíblia. A morte e a vida estão na diferença entre Chibolete e Sibolete (Jz 12.1-7).
A mente, o objeto, a vivência e o ambiente, a linguagem, idéias conjuntas, vistas em agrupamento ou independentes, em interlaces, ou em âmbito focal, determinamos realidades, criamos realidades, a mente sendo o grande computador, o objeto sendo o instrumento, a vivência sendo a variação, dada a amplitude, e o ambiente sendo o grande condicionante e receptáculo da realidade vigente.